quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O vício de ignorar-se

Tenho conversado muito com outro tdah sobre como lidar com os estudos e a verdade é que não sei se aconselho alguém a fazer o que fiz...
Meu segredo: a arte de ignorar.
É tive que ignorar minha mente e meu corpo.
Por um lado foi bom, consegui ver que não era burra, mas sim distraida. Isto fez com que conseguisse ver, nitidamente, em mim um dos sintomas do tdah, pois vivia repetindo para minhas colegas de faculdade e pro meu marido que tinha dificuldade em me concentrar.
O lado negativo desse vício de ignorar-se foi a demora no diagnóstico, sofri muito por não conseguir mais demonstrar meus sentimentos, afinal fiquei anos os ignorando... e muitos diziam: você não pode ter tdah porque conseguiu se formar, passar na OAB e ainda por cima estudar para concurso de juiz; o portador de tdah não consegue isso...
MENTIRA!!!! Consegue sim! Nós não somos burros e incapazes de apreender, apenas precisamos desenvolver métodos próprios que mantenham nossa atenção e, claro, ter alguém que lhe incentive estudar e elogie seu esforço.
No meu caso, acho que só consegui passar por cima de tudo, inclusive de mim, por uma soma de fatores:
1º) Meus pais tem uma bonita história de superação. Eles eram de famílias humildes e sem muita instrução, mas com muito estudo e dedicação conseguiram ter uma vida melhor;
2º) Não estudar nunca foi opção para mim e meus irmãos;
3º) Coloquei na cabeça que se meus pais conseguiram estudar com poucos recursos, imagina eu sem esse problema;
4º) Meu marido, na época namorado, sentia orgulho de mim e falava para todo mundo que eu era craque no direito.
Resumindo: apesar de ainda ter dificuldade em expor o grau e a intensidade de meu cansaço, por sorte, hoje sou cercada de profissionais que conseguiram enxergar por dentro desta armadura.
E com eles "aprendi que ignorar os fatos não os altera" e "que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito". (William Shakespeare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário