segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dá pra encaixar uma bola numa caixa? Comentário feito ao post do tdah-reconstruindo a vida (tdah desempregado)

Hoje li um post muito interessante no blog tdah-reconstruindo a vida sobre o desemprego e o tdah (http://www.tdah-reconstruindoavida.com) e fiz o seguinte comentário:
"Oi Alexandre! Parabéns pelo post, brilhante como sempre! 
É horrível essa sensação de inadequação que nos portadores de tdah temos. 
O pior é que a sociedade moderna quer transformar todos num robô padronizado, seja tdah ou não, e no nosso caso as consequências são mais avassaladoras. Porque, apesar de termos um enorme potencial, as pessoas só focam em nossas dificuldades. Assim, ao invés de tentarem potencializar o que temos de bom, ficam repetindo, inúmeras vezes por dia, o quanto somos inadequados. 
Na maioria das vezes nos comparam com pessoas que não tem tdah e nos questionam como fulano faz isso e vc não. Resultado: rejeição (própria e dos outros), nos rejeitamos e somos rejeitados. 
O duro é que a gente começa a acreditar nessa conversa fiada e acabamos aumentando o nosso problema (que já é grande) desenvolvendo comorbidades (depressão, ansiedade generalizada, toc etc).
Por isso, acho que somos inadequados sim! Mas a culpa da inadequação não é nossa, e sim dos pais, professores e administradores públicos que insistem em querer educar todos da mesma forma, desconsiderando as dificuldades e facilidades de cada um. A maioria, inconscientemente, acha que a criança só será bem sucedida se for capaz de produzir riquezas dentro do formato homogêneo estipulado pelo mercado. 
Assim, as qualidades pessoais acabam sendo definidas pelo mercado, que sempre busca o profissional que tenha sido formado para pensar "dentro da caixa" e que não questione a crueldade das suas exigências de um trabalhador perfeito.
Então, infelizmente, acho que nosso problema é muito mais sério que parece. Porque o tratamento nunca será suficiente se as nossas escolas não mudarem, pois somente ela poderá ser capaz de substituir o preconceito pela inclusão e pelo respeito às diferenças.
Por isso, Alexandre, gostaria de contar com a sua colaboração e de todos os portadores de tdah para discutirmos como podemos ajudar todos tdahs a desenvolverem melhor suas habilidades. 
Eu pretendo fazer uma pesquisa sobre a importância do reconhecimento das diferenças como forma de independência social e econômica dos tdahs.
Enfim, já escrevi demais. Kkkkkkk
Caso alguém tenha interesse em trocar algumas idéias sobre o assunto vai me ajudar muito. (Se quiserem podem deixar recado no meu blog: http://namentedealine.blogspot.com.br/
Abraços,
Aline."

Para quem quiser ler o post acesse:
http://www.tdah-reconstruindoavida.com.br/2013/07/o-tdah-desempregado.html
Eu recomendo, o Alexandre é genial!



              Imagem copiada da página da ABDA no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário