domingo, 6 de outubro de 2013

LIDAR COM O TDAH E DPAC É MAIS FÁCIL QUE COM A DISCRIMINAÇÃO

Já faz algum tempo que os profissionais do meu tratamento vem me alertando para o seguinte fato: o fardo que carrego pelas discriminações sofridas por ter tdah e dpac, para mim, é muito mais pesado que os próprios sintomas destes.
Sinceramente, não conseguia entender como podiam achar que ter tdah e dpac não fosse pesado o suficiente para exaurir minhas forças e energias.
 Mas, hoje percebo que, apesar do tdah e dpac exigirem muito de mim, a dor da DISCRIMINAÇÃO realmente torna a luta quase impossível de ser ganha.
Ora, fica fácil visualizar isso na lista abaixo:
1. Mudança de hábitos: adaptação diária de pensamentos, rotinas, crenças - nível de dificuldade 9 - gasto de energia 9;
2. Organização de tarefas e, posteriormente, organização dos pensamentos para realizar a atividade - nível de dificuldade: 10 - gasto de energia - 10;
3. Manter-se motivada - dificuldade (varia conforme a paixão pelo q estou fazendo) - vai de zero a dez - gasto de energia 7;
4. Sentir-se capaz, útil, inteligente, respeitada pelo que sou - dificuldade 10, gasto de energia: 1.000!
5. Esquecer da vergonha que noto nas pessoas por eu fazer tratamento psiquiátrico - dificuldade: 10 - gasto de energia 1.000.000,00! (pq, neste caso, ainda tenho que mostrar alguma melhora pq senão, além de fraca e fracassada sou vista como manipulável por pessoas que "querem me manter dependente de suas consultas para ganharem dinheiro fácil de otárias como eu").

Viram como o preconceito, o medo de inadequação e sensação de inferioridade causados pela discriminação de ser e pensar de forma diferente me torturam mais que os próprios sintomas do tdah e dpac!
Não me entendam mal, não estou tentando dizer que o tdah e dpac são moleza, pq não são! Mas, é fato que minha carga seria bem mais leve se, além de lidar com eles, não tivesse que me preocupar em ser menos discriminada; tendo até que me esconder num pseudônimo para poder dizer o que realmente sinto e passo todos os dias!

O jeito é aprender a lidar com o que tanto maltrata meu coração: a rejeição e o descaso!
Será que tem algum tipo de ritalina para combater o preconceito?
Receio que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário